Seja Dizimista

Rádio Catedral

rdio

Litugia Diária

 

Facebook

Dízimo? Tire suas dúvidas aqui!

Se eu trabalho na comunidade, preciso devolver o dizímo?

Sim Trabalhar na comunidade é a resposta ao chamado de Deus feito a todos nós através do batismo que recebemos. E devolver o dízimo é uma consequencia de quem assumiu sua missão na comunidade, pois é a devolução de Desu de uma parte de tudo o que ele nos dá. Estes recursos são aplicados nas necessidades da comunidade.

Para onde vai o dinheiro do dizimo?

O Dizimo é aplicado em 3 dimensões:

1 - dimensão religiosa: despesas co o culto com o templo.

2 - dimensão social: Em nossa paróquia 10% dos recursos captados são destinados a Obra da Divina Misericórdia, que canaliza todas as suas atenções para o atendimento aos mais necessitados.

3- dimensão missionária: Despesas com a evangelização. Ajuda às obras missionárias, a catequese e formações.

Quanto devo devolver?

O quinto mandamento da Igreja afirma: “Contribuir para as despesas do culto e para a sustentação do clero segundo os legítimos usos e costumes e as determinações da Igreja”. Este mandamento aponta aos fiéis a obrigação de contribuir conforme suas possibilidades.

Dízimo e oferta são a mesma coisa?

Não. As ofertas são os donativos entregues durante o ofertório da missa. Está vinculada à liturgia. No ofertório apresentamos os dons do pão e do vinho que serão consagrados e tornados Corpo e Sangue do Senhor. Ao lado desses dons que apresentamos, ao altar do Sacrifício Eucarístico somos convidados a doar a nossa vida com tudo o que ela contém: dores, alegrias, o que somos, o que temos. Doamos também algo de nós, um bem material, a oferta em dinheiro; fruto do nosso suor e que destinamos a sustentar o culto a Deus e às preocupações materiais da Igreja com seus próprios gastos e com a ajuda aos irmãos em dificuldade. Por mais piedosa que seja a nossa participação na liturgia eucarística ela não será plena se não participarmos fazendo a nossa oferta.

Já o DÍZIMO é contribuir regularmente para a manutenção das comunidades. Isto é um privilégio que temos como bons católicos: contribuir com a sustentação da nossa família de irmãos na fé. Mas isso não elimina os demais atos de caridade que, como cristãos, somos convidados a realizar.

Onde devolvo o dízimo?

Em nossas comunidades existem pessoas responsáveis por esta missão. O dízimo pode ser devolvido nos finais das celebrações na mesa do dízimo, local onde os responsáveis estão para colaborar com a obra de Deus. Eles também podem tirar dúvidas e incluir novos dizimistas. Colaborar com o dízimo é reconhecer os dons gratuitos recebidos do Pai, retribuindo, de forma justa, parte do que d’Ele você recebeu.

Praça Dom Emanuel, s/n Setor Central – Goiânia-GO 74030-140
E-mail: contato@catedralgo.com.br
Telefone: (62) 3223-4581 / 3225-0339 Fax: (62) 3229-4115