Seja Dizimista

Rádio Catedral

rdio

Litugia Diária

 

Facebook

O que é o Nightfever?

O começo do Nightfever deu-se no ano de 2005. Exatamente algumas semanas depois da 20.ª Jornada Mundial da Juventude em Colônia, Alemanha, da qual participaram milhões de jovens oriundos do mundo todo. Durante os dias da jornada, as cidades de Colônia, Bonn e Düsseldorf transbordavam, noite e dia, fé e alegria através dos jovens que ali cantavam e rezavam. As igrejas permaneciam cheias de jovens até altas horas e todos sentiam e viam o espírito jovem da igreja.

Infelizmente algumas semanas depois tudo parecia ter retomado a sua normalidade: os jovens que outrora enchiam as igrejas estavam em casa e as igrejas estavam vazias. Dois jovens estudantes universitários da cidade de Bonn, Andreas Süß (hoje vice-reitor do seminário da arquidiocese de Colônia e diretor espiritual das novas comunidades religiosas da mesma arquidiocese) e Katharina Fassler (membra da Comunidade Emmanuel, hoje casada e mãe de dois filhos) que vivenciaram os dias da jornada de forma intensa, resolveram então organizar o primeiro Nightfever para que a espiritualidade da jornada continuasse a trazer outros frutos para os participantes desses encontros.

 

O primeiro Nightfever foi realizado na paróquia de São Remígio em Bonn, Alemanha. O conceito baseia-se nas “noites da misericórdia divina”, da comunidade Emmanuel. As noites de Nightfever são organizadas por estudantes universitários de diferentes cursos, mas também por trabalhadores e membros de comunidades religiosas. No começo Andreas Süß e Katharina Fassler tinham a intenção de fazer somente um Nightfever, mas devido ao grande número de pessoas que estiveram naquela noite na igreja de São Remígio, eles resolveram dar continuação a essas noites de adoração.

 

Os primeiros anos

Em outras cidades estudantes universitários ficaram sabendo sobre a existência do Nightfever. Apartir daí eles quiseram organizá-lo em suas cidades. Desse modo aconteceram no ano de 2006 várias noites de adoração em diferentes cidades alemãs: Freiburg (paróquia São Martinho), Erfurt (Igreja de São Lorenço) e Mainz (paróquia Santo Agostinho).

Hoje acontecem Nightfevers em 30 cidades alemãs. Em outros países foi manifestado o desejo de que seja realizado o Nightfever. Em maio de 2008 aconteceu o primeiro Nightfever em Viena. No momento o Nightfever é realizado em vários países: Espanha, Áustria, Suíça, Holanda, Dinamarca, Inglaterra, Estados Unidos e Brasil.

 

Em grandes congressos como o “Dia Católico na Alemanha” ou o Fórum dos Católicos Alemães” sempre é realizado o Nightfever.

 

Organização

Cada cidade organiza seu próprio Nightfever, observando e respeitando a ideia principal desse movimento eclesiástico. Duas vezes por ano todas as equipes do Nightfever encontram-se durante um fim de semana para partilharem sobre as experiências e rezarem juntos.

 

Na Arquidiocese de Goiânia

Em Goiânia, o Nightfever teve início na Paróquia São Pio X, no mês de setembro de 2013. A partir desta data o evento é realizado todo primeiro sábado de cada mês.

Em fevereiro de 2014 a Paróquia Universitária São João Evangelista integrou-se a iniciativa realizando seu primeiro Nightfever

 
Acende uma vela 
Acender uma vela é um gesto ativo e voluntário que aproxima a pessoa do sagrado, e que pode interpelar as pessoas muito afastadas de Deus, da Igreja ou do cristianismo. 
Não é um discurso, mas, sim, uma ação, um primeiro passo de aproximação do Mistério. 

Ora 
A oração é a elevação do espírito e do coração para Deus, rezar é abrir o coração ao Senhor e a ele falar o que vai no coração. 

Escuta 
No silêncio, pode-se ouvir Deus que nos fala; também na música, na chama e em todos os momentos em que nos colocamos em escuta. É preciso realizar o exercício de escuta a Deus que nunca nos desampara; e, na vida atribulada e corrida, muitas vezes nos ensurdecemos. 

Ele te chama 
Em todos os momentos, fala contigo... 

Ele te espera 
Ele não pergunta onde estiveste, por onde andaste, espera por ti de braços abertos, espera que pares, te olha nos olhos e sabe de ti, espera- te de braços abertos. 

Vem quando quiseres 
Tira um momento, por que não hoje? Mas, se não puderes... Ele estará sempre. 

Fica o quanto quiseres 
Quando estiveres com Ele fica o quanto quiseres, até que experimentes seu infinito amor, que Ele está em ti e tu Nele. 

 

Praça Dom Emanuel, s/n Setor Central – Goiânia-GO 74030-140
E-mail: contato@catedralgo.com.br
Telefone: (62) 3223-4581 / 3225-0339 Fax: (62) 3229-4115