Seja Dizimista

Rádio Catedral

rdio

Litugia Diária

 

Facebook

Catedral

Eis como o Sr. Dom Abel consigna no livro do Tombo o registro da Criação da Paróquia: “O Decreto da Criação da Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora de Goiânia, foi expedido pela Cúria Arquidiocesana de Santa’Ana de Goiás, em vinte e dois de dezembro de mil novecentos e trinta e sete, sendo nomeados respectivamente Vigário e Coadjutor os Revmos. Cônego Abel Ribeiro e Padre Francisco de Sales Peclat, cujas Provisões se datam de vinte e dois de dezembro do mesmo ano de mil novecentos e trinta e sete.

A matriz, a Primeira de Goiânia, que também é o primeiro Templo Religioso da Nova Capital do Estado, está levantada nas proximidades do Palácio do Governo e fica em zona residencial, à rua dezenove, da Quadra trinta e um, em lote vasto e bem situado.

A cerimônia da Benção da Nova Matriz obedeceu a grandioso Programa. Realizada em vinte e quatro de dezembro de mil novecentos e trinta e sete, teve Novenário de preparação, patrocinado por distintas Senhoras e Cavalheiros de nossa melhor sociedade e foi, presidida pelo Exmo. e Revmo. Sr. Arcebispo Metropolitano, Dom Emanuel Gomes de Oliveira.

Essa benção se fez às dezenove horas, seguindo-se, à meia noite, Solene Missa Cantada, a primeira de Goiânia (cantou a Missa o Revmo. Pe. Francisco Peclat). Tanto na cerimônia da Bênção como na Missa e na Posse dos dois Dirigentes da Paróquia, produziu lindas Peças oratórias o Revmo. Pe. José Valentim, Salesiano. A todos esses atos festivos estiveram presentes as mais altas Autoridades. A Comissão Organizadora dos festejos foi presidida pela Exma. Sra. Dona Gercina Borges Teixeira. Assinaram o termo de posse do Vigário Cônego Abel Ribeiro, como testemunhas, os Srs. Drs. João Teixeira Álvares, João D’Abreu, Manoel Gomes Pereira e Joaquim Câmara Filho, em data de vinte e cinco de dezembro, pelas nove horas da manhã. O Ato foi presidido por Sua Excia. o Sr. Arcebispo.

Fonte: “Notas Históricas- Mons. Nelson Rafael Fleury”

Praça Dom Emanuel, s/n Setor Central – Goiânia-GO 74030-140
E-mail: contato@catedralgo.com.br
Telefone: (62) 3223-4581 / 3225-0339 Fax: (62) 3229-4115