Seja Dizimista

Rádio Catedral

rdio

Litugia Diária

 

Facebook

Conclusão

É preciso romper com a linguagem clerical, que não atinge nem mesmo o clero, e descobrir a fala concreta das pessoas, frente aos desafios do mundo de hoje. Para isso, têm surgido "oficinas litúrgicas", ainda pouco conhecidas, mas que poderão trazer uma renovação imensa para as nossas liturgias.

Valorizar a pastoral ambiental - por exemplo, pastoral nos hospitais, nas universidades, nos meios políticos etc.).

Além desses pontos, quero ressaltar o desafio do Doc. 54 da CNBB (DGAE), que o Pe. Henrique Malavolti utiliza para dar títulos a seu texto: "Somos a Igreja que Jesus Cristo quer e de que o povo precisa?"

O texto do Pe. Luiz Schiavo - "Aprofundamentos Bíblicos e Teológico" - traz desafios para a nossa realidade que estão todos em sintonia com este grande tema da Pastoral, hoje, que é o Mundo Urbano.

Em síntese, eu diria que só consegue responder a estes desafios das grandes cidades uma Igreja aberta ao diálogo, disponível ao serviço, ecumênica no sentido mais profundo, desprovida dos poderes que afastam e a tornam burocrática, inculturada no serviço evangelizador; que seja capaz de valorizar os ministérios existentes e criar novos, que se preocupe com uma formação atualizada para os seus ministros, e que se faça Igreja peregrina, Igreja de rua, de encontro, de acolhimento, de amor extremo e corajoso ao empobrecido; que reconheça hoje uma imensa diversidade e que saiba trabalhar nesta diversidade, respeitando o diferente, não ficando presa a normas, mas que tenha a coragem e a fé necessárias para responder aos apelos das irmãs e irmãos na hora exata, e não depois que tudo passar. A Igreja do mundo de hoje deve ser uma Igreja ousada, destemida, de olhos abertos enxergando longe, com os pés firmes no chão, na certeza de que o Espírito nos conduz à Terra Prometida.

Praça Dom Emanuel, s/n Setor Central – Goiânia-GO 74030-140
E-mail: contato@catedralgo.com.br
Telefone: (62) 3223-4581 / 3225-0339 Fax: (62) 3229-4115