Seja Dizimista

Rádio Catedral

rdio

Litugia Diária

 

Facebook

O que é Liturgia

Certamente, você já ouviu, já falou, já leu e até, já teve ocasião de aprofundar sobre Liturgia.

A palavra Lit+Urgia vem da língua grega: laos = povo e ergon = ação, trabalho serviço... Unindo os dois termos que formam a palavra, encontramos a raiz mais profunda do significado da Liturgia, ou seja: ação, trabalho, serviço do povo e realizado em benefício do povo, isto é: um serviço público, como dizemos hoje.

Antes mesmo desta palavra ser usada pela Igreja, os gregos a usavam para indicar qualquer trabalho realizado a favor do povo e sempre realizado pelo povo, em forma de mutirão, como temos hoje. Então, quando abriam uma estrada, ou construíam uma ponte ou realizavam qualquer trabalho que trouxesse um benefício à população, entre os gregos se dizia: realizamos uma Liturgia.

Este sentido primeiro da palavra nos ajuda buscar o que deve ser hoje a Liturgia Cristã em nossas comunidades, sobretudo depois de tantos séculos de história em que a Liturgia ficou reduzida a uma ação realizada por ministros ordenados (bispo, padre...) para o povo. Era uma AÇÃO em que o povo não tomava parte, apenas "assistia" como expectador e, muitas vezes, sem compreender o que estava sendo feito.

Graças ao Concílio Vaticano II, voltamos ao sentido primeiro da Liturgia, como ação comunitária do povo batizado e, por isso todo ele sacerdotal, chamado ao louvor de Deus e à santificação da Vida. E esta participação precisa ser cada vez mais "ativa, consciente, plena e frutuosa".

Mas, de que Ação se trata? Que trabalho é este que podemos considerá-lo "fonte e cume" de nosso ser e de nosso agir cristão?.

Olhando com fé nossa história como povo de Deus, constatamos que Deus se manifesta sempre agindo amorosamente e, sua ação é permanente serviço à vida, um bem que atinge toda a humanidade, É uma ação criadora, libertadora e transformadora que, não só nos atinge, mas nos envolve e nos torna agentes, participantes desta sua ação, numa aliança de amor e compromisso.

E a maneira mais concreta, perfeita e plena de Deus agir a nosso favor foi através de Jesus Cristo, o Filho que se fez irmão e servidor (Liturgo) com sua vida, paixão, morte e ressurreição. Entregou-nos seu Espírito pelo qual nos faz capazes de agir também como filhos e filhas de Deus, realizando e continuando com Ele esta ação libertadora a serviço da vida dos irmãos.

Então, o sentido mais amplo da Liturgia é toda esta ação realizada por Deus, em Jesus Cristo e, através do seu Espírito em nós e através de nós a toda a humanidade.

Maria de Lourdes Zavarez
Serviço de Animação Litúrgica
Arquidiocese de Goiânia-Spar

Praça Dom Emanuel, s/n Setor Central – Goiânia-GO 74030-140
E-mail: contato@catedralgo.com.br
Telefone: (62) 3223-4581 / 3225-0339 Fax: (62) 3229-4115