Seja Dizimista

Rádio Catedral

rdio

Litugia Diária

 

Facebook

A Quaresma nos prepara para a Páscoa

No 1º Domingo da Quaresma nós rezamos no prefácio da Oração Eucarística: “Deus eterno, Vós concedeis aos cristãos esperar com alegria, cada ano, a festa da páscoa. De coração purificado, entregues à oração e à prática ao amor fraterno, preparamo-nos para celebrar os mistérios pascais”... Eis aí um resumo, em forma de oração, do Tempo quaresmal.

1- A Quaresma é um tempo de alegria no qual o povo cristão, todo ano, se prepara para a mais importante solenidade do ano litúrgico, a Páscoa do Senhor, “Que nos deu Vida nova e nos tornou filhos e filhas do Pai”.

2- “Entregues à oração”. A Quaresma é um tempo especial de oração. É preciso rezar sempre, mas a Quaresma nos motiva com mais força para o nosso diálogo com Deus na oração.

3- “Entregues à prática do amor fraterno”. O mandamento do amor ao próximo é o segundo mais importante na lei do Senhor. E o Tempo quaresmal nos convida à reflexão de nossa vida inserida na comunidade dos homens e mulheres, nossos irmãos. Principalmente nos questiona sobre a prática deste mandamento dentro de nossa família paroquial.

4- Por isso fica muito bem dentro da Quaresma, a realização da Campanha da Fraternidade que, cada ano, enfoca um segmento especial de próximos nossos que esteja marginalizado pelo nosso amor fraterno. Neste ano de 2003 nossas atenções estão voltadas para nossos irmãos idosos. Eles são mais de 8% da população brasileira. E não temos tido um tratamento condigno com todo tempo de nossas vida dedicado ao próximo, seja na família, seja na comunidade, na sociedade...

5- A nossa Quaresma, vivenciada dentro deste belo programa de vida, que nos é proposto pelo prefácio da missa do 1º Domingo da Quaresma, nos dá condições favoráveis para as celebrações pascais. A Igreja nos convida, também neste ano, a crescer na santificação pessoal. Quaresma é, ainda, tempo de penitência e conversão. “De coração purificado”pelo sacramento da penitência e fortalecidos pela eucaristia, possamos sair desta páscoa como verdadeiros, seguidores do Evangelho, testemunhando em nosso vida a fé no Cristo Ressuscitado.

Mons. Nelson Rafael Fleury

Praça Dom Emanuel, s/n Setor Central – Goiânia-GO 74030-140
E-mail: contato@catedralgo.com.br
Telefone: (62) 3223-4581 / 3225-0339 Fax: (62) 3229-4115