Seja Dizimista

Rádio Catedral

rdio

Litugia Diária

 

Facebook

O que é Celebração Litúrgica

Vimos que toda ação a favor da Vida é Liturgia, no sentido amplo da palavra.

É participação no serviço libertador de Jesus. Sendo isto Liturgia, será preciso ainda celebrar? Não basta apenas Agir , lutar a favor da vida para sermos seguidores(as) de Jesus?

O que é mesmo a Liturgia como celebração? Celebrar é tornar célebre, importante, inesquecível, é ressaltar o significado de um acontecimento ou pessoa.

Todos temos necessidade de celebrar, assim como temos necessidade de pensar e de agir. Gostamos de comemorar aniversário, casamento, uma vitória conquistada, os gols de nosso time. Celebramos, não somente momentos felizes ou extraordinários, mas também os tristes e os do cotidiano que consideramos importantes: a doença, a morte, um acidente, uma colheita, uma reconciliação...

Ao celebrar um acontecimento ou pessoa, estamos ressaltando o significado deles para nossa vida.

Para celebrar usamos gestos, símbolos, ritos e palavras que expressam o que pensamos, acreditamos, desejamos, esperamos, amamos, ou rejeitamos...enfim, a visão que temos da pessoa, do mundo, da sociedade, de Deus.

Pensemos nos símbolos, gestos, e palavras que usamos num carnaval, numa festa de aniversário, de casamento, numa folia de Reis, num batizado. Na caminhada de fé do povo da Bíblia, encontramos muitos momentos celebrativos. Ao celebrar, o povo de Israel fazia memória das ações de Deus a seu favor no passado, as reconhecia no presente e alimentava a certeza de sua fidelidade no futuro.

O próprio Jesus quis tornar célebre, inesquecível todo o seu trabalho a favor da humanidade. Ele expressou numa Ceia, o significado profundo de sua vida e missão: sua "liturgia-vida".

Com um gesto simbólico, Ele antecipou sua entrega na Cruz, preparou-se e preparou os seus discípulos para viverem aquela hora de entrega e de amor sem medidas.

A Liturgia-Celebração e a Liturgia-Vida foram inseparáveis na vida do povo de Deus, na vida de Jesus, assim como devem ser inseparáveis na vida de nossas comunidades. Celebrar a Liturgia é expressar com gestos, símbolos e palavras a Liturgia-Vida; é tornar célebre, inesquecível a Ação que Deus realizou em Jesus e através dele a toda a humanidade e continua hoje, em nós e através de nós pelo seu Espírito.

Maria de Lourdes Zavarez
Serviço de Animação Litúrgica
Arquidiocese de Goiânia-Spar

Praça Dom Emanuel, s/n Setor Central – Goiânia-GO 74030-140
E-mail: contato@catedralgo.com.br
Telefone: (62) 3223-4581 / 3225-0339 Fax: (62) 3229-4115