Seja Dizimista

Rádio Catedral

rdio

Litugia Diária

 

Facebook

O que é Liturgia da Palavra

Os ritos iniciais nos preparam para o rito ou liturgia da Palavra, presente em toda celebração cristã.

Deus nos reúne como assembléia para dialogar conosco, comunicando-nos seus segredos, a Boa - Notícia que nos faz viver livres, fraternos e felizes.

Sua Palavra não é conjunto de vocábulos ou textos escritos e lidos. É sempre acontecimento, ações concretas a favor da vida!

E, como Deus nos fala no rito da Palavra de uma celebração?

Ele nos fala, primeiramente pelos fatos da vida em que se dá a nossa páscoa e que trazemos para celebrar. A vida deve ser o primeiro livro a ser lido em nossas celebrações. Depois, os textos bíblicos escolhidos, proclamados e meditados se tornam palavra viva : luz para compreendermos os acontecimentos da realidade e força para nossa caminhada. O ponto alto da liturgia da Palavra é sempre a proclamação do Evangelho, pela qual o próprio Cristo se torna Boa - Nova para nós, em cada celebração.

Os acontecimentos vividos e interpretados à luz das Escrituras pela comunidade, tendo como referência Jesus, são os elementos indispensáveis do rito da Palavra.

É preciso destacar aqui a importância dos ministérios de leitor(a), de salmista, de quem proclama o Evangelho e faz a homilia na celebração. É através de suas ações corporais: gestos, tom de voz, postura e atitudes diante da mesa da Palavra, do livro, maneira de olhar e se dirigir à assembléia, humildade, convicção e compromisso diante do texto bíblico - que Deus se comunica. Cuidar para que as ações sejam tecnicamente bem feitas em termos de comunicação é muito importante mas, não é suficiente. É preciso, que elas sejam ações simbólicas, capazes de realizar o que significam, ou seja: a Palavra de Deus viva e eficaz para a comunidade reunida em seu Nome.

Deus nos fala e nós, entrando em diálogo com Ele, respondemos: ouvindo atentamente, acolhendo de coração, salmodiando, aclamando, atualizando, professando a fé e apresentando nossos preces para vivê-la na celebração e no dia-a-dia.

Assim toda a Liturgia da Palavra se torna um diálogo amoroso e de compromisso entre Deus e seu povo , animado pelo Espírito Santo. E, o Verbo de Deus, a Palavra viva do Pai, que é o próprio Cristo se torna carne em nós para a libertação do mundo.

Maria de Lourdes Zavarez
Serviço de Animação Litúrgica
Arquidiocese de Goiânia-Spar

Praça Dom Emanuel, s/n Setor Central – Goiânia-GO 74030-140
E-mail: contato@catedralgo.com.br
Telefone: (62) 3223-4581 / 3225-0339 Fax: (62) 3229-4115