Seja Dizimista

Rádio Catedral

rdio

Litugia Diária

 

Facebook

O que é Homilia

Homilia significa "conversa familiar", continuando o assunto do diálogo que Deus veio fazendo conosco através das leituras proclamadas e dos fatos da vida.

Ela é Ação Simbólica, como cada momento da liturgia da Palavra. Cristo "está presente na sua Palavra, quando na Igreja se lê e comenta a Escritura". Esta afirmação de um documento da Igreja nos lembra a experiência dos discípulos de Emaús, que sentiram o coração arder quando pelo caminho Jesus lhes falava e explicava as Escrituras.( Lc 24,32)

Homilia não é sermão, discurso ou pregação, nem encontro catequético ou estudo bíblico. Não basta explicar os textos bíblicos, é preciso ligá-los com a realidade da comunidade para fazer arder os corações, abrindo-os à conversão e à transformação pessoal e da sociedade.

É o momento da comunidade expressar e firmar seu compromisso com Deus, como parceira da Aliança. Quebramos esta dinâmica, quando deixamos os compromissos para os ritos finais desconhecendo que tudo o que se segue à homilia é celebração deste compromisso : entrega de nossa vida com Cristo ao Pai.

A homilia é Ação do Espírito Santo. Ele abre a comunidade para compreender e aceitar a Palavra proclamada, perceber o sentido dos acontecimentos à luz da Páscoa, renovar sua fé e os motivos de sua esperança e se comprometer com a fraternidade. Esta ação não se dá automaticamente.

É trabalho conjunto do Espírito e das pessoas presentes.

A homilia precisa fazer a ligação entre Vida, Bíblia e Celebração. Cristo, é o mesmo Pão da Vida oferecido na Palavra e na Ceia.

Na celebração, a pessoa responsável pela homilia é sempre quem preside, que poderá envolver outras pessoas e até toda a assembléia na partilha da Palavra. Para não perder sua dimensão orante, dialogal e profética, três perguntas poderão orientar e facilitar a participação: Qual é a boa notícia de Deus para nós hoje? Qual o apelo que Ele nos faz ? Qual é nosso compromisso com esta Palavra - na celebração e na vida?

O silêncio é indispensável para a eficácia da Palavra. Que ele esteja presente após as leituras, o salmo , a homilia. O tempo da homilia seja proporcional ao tempo das outras partes da celebração. Não precisa ultrapassar 10 ou 12 minutos.

Maria de Lourdes Zavarez
Serviço de Animação Litúrgica
Arquidiocese de Goiânia-Spar

Praça Dom Emanuel, s/n Setor Central – Goiânia-GO 74030-140
E-mail: contato@catedralgo.com.br
Telefone: (62) 3223-4581 / 3225-0339 Fax: (62) 3229-4115