Seja Dizimista

Rádio Catedral

rdio

Litugia Diária

 

Facebook

O que são Ritos Iniciais

Toda celebração cristã é um encontro e não uma simples reza! É Deus que nos convida, nos convoca para que, reunidos como irmãos e em Seu Nome, celebremos com Ele uma aliança de amor e compromisso.

A primeira resposta que damos a este chamado é nossa decisão interior de sair de casa e nos dirigir para o local da celebração. Nossos passos, nossa caminhada pessoal, se juntando com a caminhada comunitária e social se tornam a primeira ação simbólico-ritual da celebração.

Ao chegar é o próprio Deus que nos acolhe nos gestos fraternos das pessoas que prepararam com carinho o local, das pessoas que estão à porta nos recebendo, das que criam um clima alegre de entrosamento e oração ensaiando os cantos, da pessoa que preside e, de coração nos saúda em nome da Trindade, acolhendo com amor os motivos que trazemos para celebrar e apresentando-os com fé ao Senhor.

O encontro, não é só de Deus com seu povo ou de irmãos entre si. A celebração é também o encontro de um povo com seu Deus. Ele nos chama e reúne e , nós chegamos e nos apresentamos. Os ritos iniciais expressam a acolhida que Deus nos faz e também nossa chegada, a apresentação de nossa realidade com os fatos concretos da vida, de nossa abertura à sua Palavra e disposição como parceiros de sua Aliança.

Assim, a assembléia litúrgica vai se contituindo como corpo comunitario animado pelo Espírito de Jesus para orar, agradecer, adorar, oferecer , cantar a uma só voz, a um só coração, a uma só alma. Esta realidade visível se torna símbolo, sinal do sonho que temos de ser um povo unido, uma sociedade fraterna e uma nação santa. Este é o grande objetivo e o principal sentido dos ritos iniciais!

Realizando com todo o nosso corpo, compreendendo o significado e assumindo a atitude espiritual de cada gesto ou ação simbólica, fazemos dos ritos iniciais o sacramento da acolhida, momento em que o Espírito Santo circula entre nós, nos irmana num só corpo com Cristo-cabeça, para a glorificação do Pai, continuando no mundo sua obra redentora.

Maria de Lourdes Zavarez
Serviço de Animação Litúrgica
Arquidiocese de Goiânia-Spar

Praça Dom Emanuel, s/n Setor Central – Goiânia-GO 74030-140
E-mail: contato@catedralgo.com.br
Telefone: (62) 3223-4581 / 3225-0339 Fax: (62) 3229-4115