Seja Dizimista

Rádio Catedral

rdio

Litugia Diária

 

Facebook

O que é Credo ou Profissão de Fé

Na origem, o Credo é uma profissão de fé destinada à liturgia do batismo, como ainda hoje é o Símbolo dos Apóstolos. Só bem mais tarde a profissão de fé foi introduzida na celebração eucarística. Um dos prováveis motivos por que foi introduzido na Missa terá sido o fato de que a oração eucarística começou a ser proclamada em voz baixa pelo presidente da assembléia. Não se percebeu mais que a própria oração eucarística constitui uma profissão de fé e sentiu-se a necessidade de uma afirmação da fé por parte do povo.

Assim, diz a Instrução Geral sobre o Missal Romano: “O símbolo ou profissão de fé tem por objetivo levar o povo a dar sua resposta de adesão à Palavra de Deus ouvida nas leituras e na homilia, bem como recordar-lhe a regra de fé antes de começar a celebrar a Eucristia” (n. 43).

Trata-se de um rito em que a assembléia renova seu compromisso de amor e fidelidade ao Senhor, relembrando as afirmações fundamentais da fé cristã, como resposta à Palavra de Deus ouvida a aceita. Portanto, não deve ser reduzida à simples recitação de uma oração decorada.

A forma mais comum de profissão de fé na Missa era o chamado Símbolo Niceno: Creio em um só Deus... O Símbolo dos Apóstolo: o Creio em Deus Pai... mais bíblico, mais próximo do querigma original (querigma = anúncio pascal), encontrado em textos do Novo Testamento, como At 2,22-23; 3,13-17; 10,39-40... era rezado na liturgia batismal e nas devoções populares, inclusive no início do rosário. No Brasil, com a renovação que seguiu o Vaticano II, o Símbolo dos Apóstolos também foi adotado na Missa. E bem pouco se usa o Símbolo Niceno, que é mais longo, mais completo, porém, mais complexo!

A profissão de fé, realizada aos domingos e solenidades, é ação de todo o povo, ao qual se une o presidente. Quando cantada, deve ser feita por todo o povo, seja por inteira, seja alternadamente (cf. IGMR n. 44)

Em algumas ocasiões é possível também retomar a forma dialogal prevista para a celebração do batismo ou a Vigília pascal, seguida da bênção e aspersão com água, ou mesmo, ser substituída por uma profissão de fé mais relacionada com o mistério do dia.

Maria de Lourdes Zavarez
Serviço de Animação Litúrgica
Arquidiocese de Goiânia-Spar

Praça Dom Emanuel, s/n Setor Central – Goiânia-GO 74030-140
E-mail: contato@catedralgo.com.br
Telefone: (62) 3223-4581 / 3225-0339 Fax: (62) 3229-4115